Liberdade Agora
"Porque depois pode ser tarde demais..."

segunda-feira, setembro 18, 2006

Liberdade Reificada

O genial professor de Comunicação Organizacional, na aula passada, ao lecionar o conteúdo referente a Gilles Deleuze, chegou ao assunto "Sociedade de Controle, Liberdade e Reificação". Ótimo tema para ser pautado no Blog, claro! :P

Na contemporaneidade, a LIBERDADE em questão não é mais a de ser/fazer, mas sim a de aparecer/consumir. Ao impregnar produtos e matérias de idéias e conceitos, transforma-se algo conceitual em algo visível. Vende-se e compra-se aparência, conceitos, estilos, gostos e ideologias. Absurdo? Não. Você deixa de ser uma pessoa livre pelo que pensa e haje, passando a ser um indivíduo que possui um "status" relacionado à marca de roupa que usa. Uma camisa, que deveria ter mera função de vestir, está, na verdade, carregada de valores simbólicos.

Ascendência absoluta do consumo, individualismo, subjetividade, vaidade, tecnologia e alienação. Decadência total da ação política, coletividade, organização social, solidariedade, mobilização e consciência. Em síntese, uma LIBERDADE ESCRAVIZADA pelo CAPITALISMO.


 
Site Meter