Liberdade Agora
"Porque depois pode ser tarde demais..."

quarta-feira, novembro 08, 2006

Jeans - Liberdade ou Dependência?

Ela é a única peça criada no século 19 que ainda é usada nos dias de hoje (e como!). Em 2003, ela completou 150 anos. E continua firme e forte todos os dias! Sim, é ela, a nossa calça jeans. Simples e prática, já faz parte do nosso cotidiano, da nossa história, da nossa vida. Sua criação parece conto de fadas: um menino decide abandonar a casa de seus pais aos 18 anos e ir para os Estados Unidos, em plena febre do ouro - aquela famosa corrida para o Oeste - levando na bagagem um tecido resistente para a construção de tendas. Mas não era exatamente isso que os mineradores precisavam... E assim, Levi Strauss começou a confeccionar calças.

Popularizado no cinema por astros como Marlon Brando e James Dean, nos anos 60, o jeans passou a ser o símbolo de toda a geração que ligava rebeldia à liberdade (ou comodidade), uniforme preferido de toda uma geração jovem à procura de novos valores. A fama chegou aos cowboys, e o jeans virou símbolo de liberdade e pioneirismo.

Ao longo desse tempo, o jeans sofreu várias modificações para se adequar à moda. Hoje, existem vários modelos e detalhes diferentes, porém; não consigo mais associar o jeans à liberdade. Tornou-se praticamente uma obrigação usarmos calça jeans em quase todos os lugares e ocasiões. Não seria conveniente sair com uma calça verde, amarela ou vermelha, uma vez que o jeans é tido como o “padrão”, o “bem visto e aceito”. Atualmente, a liberdade, na minha opinião, transformou-se completamente na dependência a qual o jeans nos traz. Usamos não somente por gosto, mas por ela ter sido convencionada pela sociedade, com o passar dos anos.

Como diria o comercial: “Liberdade é uma calça Levi’s”.

Kati, este post é em sua homenagem :)


 
Site Meter